sábado, 24 de julho de 2010

Mundo Fashion dos aromas também segue tendências das estações







Há de se notar que grifes e perfumes estão diretamente relacionados dentro do mundo da moda. Toda grife possui, pelo menos, um aroma lançado por seus estilistas. Estes misturam o bom gosto de suas criações com tendências olfativas diversas e lançam as fragrâncias, batizadas, em geral, com o mesmo nome dos estilistas. É a partir daí que surgem os perfumes mais vendidos em todo mundo como, por exemplo, Valentino, Armani, Dolce e Gabbana, Dior, Yves Saint-Laurent, Kenzo, Emanuel Ungaro, Oscar de La Renta, Rochas, Lanvin, Chanel e o norte americano Calvin Klein.
“Cada pessoa tem seu estilo e nem sempre elas seguem as tendências dos perfumes lançados. Quem gosta de aromas cítricos, dificilmente se interessa pelos doces lançados em questão”, afirma a proprietária de uma loja de perfumes e cosméticos da cidade, Roxxane Piovesan.
Porém, a cada estação do ano é inevitável associar o seu estilo, o seu gosto com o seu perfume. Dias quentes pedem perfumes cítricos e quem prefere as fragrâncias adocicadas pode optar pelos orientais florais mais suaves. Já no inverno, para quem se adapta, pode abusar dos doces, mais adequados ao clima frio.
“Os homens hoje ligam mais para perfumes do que as mulheres e, a preferência deles são os amadeirados e de frascos maiores. Já as mulheres preferem comprar frascos de 50 ml para poder ter mais opções” afirma Roxxane. Segundo ela, os homens estão optando, também, por usar doces em ocasiões noturnas, como por exemplo, o perfume “1 Million” de Pacco Rabane.
Os produtos de perfumaria são classificados de acordo com a concentração de essências em suas fórmulas e, também, pela família olfativa a que pertencem tais essências. O Eau de Parfum tem concentração muito intensa, chegando a durar mais de 12 horas; o Eau de Toillete é caracterizado por fragrâncias mais discretas que se adéquam a países tropicais, como o Brasil e o Eau de Cologne é o mais suave de todos devido a baixa concentração de essência utilizada. Por isso, quando comprar um perfume, sempre verifique a concentração da essência na embalagem para adaptar o uso da fragrância ao seu gosto.
“Minha dica para os homens no dia-a-dia seriam os perfumes cítricos e refrescantes como o Polo Blue, o 212 Splash da Carolina Herrera e o Azarro Chrome. Para noite, indico sempre o 1 Million” de Pacco Rabane. “Já paras as mulheres, clássicos como Eternity, Chanel nº5, Fantasy, da Britney Spears para a noite e os orientais florais ou cítricos para o dia, que são vários”, explica Roxxane.
Porém, muitas mulheres têm alergia aos perfumes e, neste caso, optar por um creme com aroma marcante e duradouro, como os produtos da tão desejada marca Victoria Secrets seria o ideal. “O cheiro forte e doce dos produtos da Victoria substitui facilmente um perfume” finaliza a lojista.
Para a escolha do perfume ideal, é mais indicado um primeiro contato através das fitas olfativas, que são os papéis oferecidos nas lojas, pois assim é possível ter contato com mais opções olfativas. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados na hora da escolha da fragrância, pois a interação desta com a pele é essencial à fixação e desenvolvimento do aroma eleito.




Agradecimento: perfumaria Emporium
fotos Branca Bueno

Nenhum comentário: