sexta-feira, 21 de maio de 2010

Artigo: O que é a moda?Uma questão de antropologia e comunicação

Moda é a forma de comunicação que o indivíduo usa para se divergir perante à sociedade e até mesmo ao seu eu interior. Ou seja, diante a desigualdade social na qual vivemos desde os tempos da Renascença, quando assim, surgiram as classes sociais, bem como o comércio, a partir dali a moda foi criada como um meio de transformar o ego pessoal. Nos tempos atuais ainda vivemos isso, quando através de vestimentas usadas por pessoas de forte poder capitalista representam as grandes marcas com uma "indumentária" criada para elas. Sendo assim, esses modelos de "vestuários" são e foram copiados pela pirataria a fim de satisfazer a vontade das classes mais baixas de se sentir superior. Essa é a moda, uma forma de expressão e comunicação. " Queremos mostrar quem somos, a que viemos, o que pensamos. queremos pertencer a um grupo e nos sentirmos iguais. Queremos ser diferentes dos outros e mostrar nossa individualidade" (frase extraída do texto da profª de Jornalismo de Moda, Angela Valiera)
Quanto a ela ser transitória e efêmera abro um parênteses. Desde o século passado, mesmo com a globalização, a moda voltou a repetir tendência que foram ícones, como, por exemplo, a cintura alta,o colorido neon, o couro, os ombros marcados, a calça skinny e sapatilhas lançadas por Audrey Hepburn, as pérolas usadas principalmente por Jackeline Kennedy, que hoje muito copiada por primeiras damas como Carla Bruni, óculos gigantes, dentre outros que hoje são, indubitavelmente, as apostas de coleções Pret-à-Porter dos principais desfiles comerciais do mundo.
Classificamos primeiramente a moda em três vertentes que não podem ser confundidas: estilo; modo de se vestir subjetivo, que expressa as suas características e que não está ligado diretamente à moda e, sim, ao autoconhecimento; a indumentária, que é o conjunto de vestimenta usada por um determinado grupo, povo ou até mesmo profissão; roupa, peças que cobrem o corpo e vestuário, conjunto de roupas e acessórios que o acompanham. Portando a moda engloba essas vertentes, porém, estas, não são moda. Para explicar melhor a moda não é única, mas é uma tendência a ser seguida e interpretada a cada estilo, roupa, vestimenta e vestuário de cada pessoa ou sociedade. Como diz a frase mais famosa da estilista ícone Coco Chanel: " A moda sai de moda, o estilo nunca".

Jackie Kennedy e Audrey Hepburn. Grandes ícones de estilo dos anos 60 que viraram e são moda ate hoje.


















quarta-feira, 12 de maio de 2010

Indispensável desde outros tempos

Para quem achou que esconderia as pernas só porque o frio chegou está equivocado. As mulheres que adoram um acessório luxo no seu visual vão adorar as meias- calças diversas que apareceram na coleção outono/inverno 2010 de todas as marcas. Elas seguem as tendências do Militar e do Rock n´Roll e você pode mostrar sua criatividade e estilo com os diferentes modelos, recortes e tecidos. O que importa é valorizar o seu corpo deixando um visual bonito e, acima de tudo, confortável.

A história da meia calça começou com a nobreza lá pelo século XVI, quando em 1859, a Rainha Elizabeth I começou a usar seus primeiros pares de meia de seda. E por incrível que pareça, os homens nobres da época usavam meias muito mais do que as mulheres, pois até o século XX uma senhora de respeito jamais poderia mostras as pernas. Porém, com o andar da moda a saia foi encurtando e as pernas foram aparecendo. No começo eram só as canelas de fora e a meia-calça passou a ser obrigatório no dia-a-dia das madames.

No entanto, elas vão e voltam de moda sempre, com modelos diferentes e arrojados. As mulheres executivas que trabalham em escritórios com uniforme social nunca deixaram de usar com saias, mas hoje, ela não só se restituiu em um item de trabalho, mas também em um ícone fashion.

Conheça e reconheça seu corpo sempre primeiramente. Se suas pernas são finas, as meias com texturas diversas, desenhos geométricos, rendadas e super coloridas dão impressão de pernas mais grossas. Já para as mulheres de pernas grossas é preferível usar meias com listras verticais e escuras, mas também não precisa descartar as de outros tipos e cores, porém, os tecidos e fios mais finos suavizam mais as pernas.

Conheça seus tipos

Fios finos : vão do 7 até o 20 e são muito fáceis de rasgar, sendo praticamente descartáveis

Fios grossos: são os 40, 60, 70 e 80 e são mais usados no inverno, por serem bem grossos. São estes que possuem as variações de modelos, tecidos e estampas. Porém, quem tem perna muito grossa deve parar no fio 70.

Além dos tipos de fios elas aparecem em 7/8 que vai até o final da coxa; 3/4 que vai até o meio da canela; capri, que não tem p; cinta liga, entre outros.


Como e com o que usá-las

Para esclarecer dúvidas femininas frequentes vamos pelo essencial; a roupa. Não precisa deixar seus itens de verão longe do armário. Multiplique suas peças, aproveite seus vestidos leves e arremate com uma meia calça, um cinto e uma super jaqueta. No contrário, se o frio estiver muito escaldante, um sobretudo com uma meia fio 80 ficará quentinha e chique.
Outro acessório importante que não podemos deixar de esclarecer dúvidas é o calçado. Há uma certa dúvida em usar meia- calça com sandália. Porém depende da sandália. Para o inverno as meias-pata e peep toes ficam ótimas com meias grossas.O que não pode são sandálias finas e sociais, essas deverão ser substituídas por sapatos.
Mas o grande investimento do inverno que também será aproveitado no verão são as Ankle Boots. Nem sapato, nem bota e nem sandália. É o conjunto. Abertas, fechadas, com ou sem zíper, coloridas e discretas. Apostar as meias-calça com elas com certeza não errará no visual.





Diversos modelos de figuras podem ser aproveitadas com sapatos e Uncle Boots coloridas

Essa é lançamento rendada de flores da Lupo. É a minha preferida