sexta-feira, 21 de maio de 2010

Artigo: O que é a moda?Uma questão de antropologia e comunicação

Moda é a forma de comunicação que o indivíduo usa para se divergir perante à sociedade e até mesmo ao seu eu interior. Ou seja, diante a desigualdade social na qual vivemos desde os tempos da Renascença, quando assim, surgiram as classes sociais, bem como o comércio, a partir dali a moda foi criada como um meio de transformar o ego pessoal. Nos tempos atuais ainda vivemos isso, quando através de vestimentas usadas por pessoas de forte poder capitalista representam as grandes marcas com uma "indumentária" criada para elas. Sendo assim, esses modelos de "vestuários" são e foram copiados pela pirataria a fim de satisfazer a vontade das classes mais baixas de se sentir superior. Essa é a moda, uma forma de expressão e comunicação. " Queremos mostrar quem somos, a que viemos, o que pensamos. queremos pertencer a um grupo e nos sentirmos iguais. Queremos ser diferentes dos outros e mostrar nossa individualidade" (frase extraída do texto da profª de Jornalismo de Moda, Angela Valiera)
Quanto a ela ser transitória e efêmera abro um parênteses. Desde o século passado, mesmo com a globalização, a moda voltou a repetir tendência que foram ícones, como, por exemplo, a cintura alta,o colorido neon, o couro, os ombros marcados, a calça skinny e sapatilhas lançadas por Audrey Hepburn, as pérolas usadas principalmente por Jackeline Kennedy, que hoje muito copiada por primeiras damas como Carla Bruni, óculos gigantes, dentre outros que hoje são, indubitavelmente, as apostas de coleções Pret-à-Porter dos principais desfiles comerciais do mundo.
Classificamos primeiramente a moda em três vertentes que não podem ser confundidas: estilo; modo de se vestir subjetivo, que expressa as suas características e que não está ligado diretamente à moda e, sim, ao autoconhecimento; a indumentária, que é o conjunto de vestimenta usada por um determinado grupo, povo ou até mesmo profissão; roupa, peças que cobrem o corpo e vestuário, conjunto de roupas e acessórios que o acompanham. Portando a moda engloba essas vertentes, porém, estas, não são moda. Para explicar melhor a moda não é única, mas é uma tendência a ser seguida e interpretada a cada estilo, roupa, vestimenta e vestuário de cada pessoa ou sociedade. Como diz a frase mais famosa da estilista ícone Coco Chanel: " A moda sai de moda, o estilo nunca".

Jackie Kennedy e Audrey Hepburn. Grandes ícones de estilo dos anos 60 que viraram e são moda ate hoje.


















2 comentários:

Unknown disse...

Que post lindo!!! AMEI!
Agora posso ver um montão de dicas de moda aqui. Além disso, tem toda uma análise sociológica da moda e do estilo de se vestir.
Continue escrevendo assim, porque você tá LINDA. Parece aqueles textos especiais de revistas de beleza.
E tá tudo lindo por aqui =)
beijo
MU

Anônimo disse...

Blog perfeito,parabéns!bjo